Chá de virgaurea: Quando o inverno chega a tendência é de o organismo sofrer com as mudanças climáticas e o frio em excesso. Quem nunca pegou um resfriado no inverno? Muitas vezes o resfriado passa para uma gripe bem severa que pode levar à complicações. É nessa hora que os remédios caseiros fazem a diferença, como é o caso do chá de virgaurea contra gripes e resfriados.
Chá que auxilia na imunidade
O chá de virgaurea foi conhecido por milhares de pessoas por ser excelente para curar problemas de pele, como ferimentos, no entanto com os avanços tecnológicos foi sendo descoberto outras propriedades da planta e hoje ela auxilia no tratamento para inúmeras doenças respiratórias, problemas urinários, entre muitos outros.
Nomes da virgaurea
A virgaurea também é conhecida popularmente por outros nomes como, solidago virgaurea, vara-de-ouro, vara e verga de ouro. Porém a planta é a mesma só muda o nome de acordo com cada região. Os benefícios são os mesmos. A planta possui os seguintes princípios ativos:
- flavonoides;
- óleos essenciais;
- rutina;
- inulina;
- quercetina;
- fenólicos;
- sapotinas;
- taninos;
- diterpenos;
- glicosídeos.
Propriedades da Virgaurea
A virgaurea possui inúmeras propriedades benéficas ao organismo humano, confira a lista abaixo:
- antisséptico;
- anti-inflamatório;
- diurético;
- estimulante;
- combate gases e flatulências;
- antioxidante;
- expectorante;
- sudorífero;
- tônico;
- hepático;
- adstringente;
- anticatarral;
- hipotenso.
Virgaurea pode ser usada para o preparo de chá para combater gripes e resfriados exercendo poder benéfico para a saúde combatendo infecções. Esse chá também é um excelente diurético podendo ser usado por pessoas que sofrem com problemas renais.
Como fazer o chá de virgaurea
Para preparar o chá de virgaurea você deve colocar 10 folhas da planta em uma caneca de água fervente misture com uma colher e tampe a caneca. Deixe descansar por 10 minutos. Depois do tempo de descanso coe o chá e sirva ainda morno sem adicionar açúcar. O ideal é consumir 3 xícaras por dia e jamais ultrapassar essa dosagem.
Vale lembrar que mesmo sendo um chá natural a virgaurea tem suas contraindicações como mulheres grávidas, crianças menores de 12 anos, mulheres em período de lactação e pessoas que apresentam baixa frequência cardíaca, pois ele é um relaxante natural. Antes de sair fazendo uso de medicamentos caseiros é importante consultar o seu médico.
Você também pode usar a virgaurea como compressa para o alívio de dores reumáticas, de cabeça e ferimentos; também poderá usar como cataplasma para curar alergias e vermelhidões provocadas por picadas de insetos, inchaços, entre outros. Também pode ser usada no banho de imersão como relaxante. Você escolhe a melhor maneira de usar a virgaurea e obter os seus benefícios.