Remédios caseiros para aliviar a sinusite: A sinusite é inflamação das mucosas localizadas nos seios da face, área do crânio formada por cavidades ósseas que estão ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Essa área é revestida por uma mucosa bem parecida com a que fica no nariz e que precisa de ventilação adequada para que se mantenha em condições normais.
O problema ocorre no momento em que existe aumento de volume nessa mucosa – provocada geralmente por infecções virais ou inflamações – que acaba obstruindo o caminho entre as cavidades e as vias nasais. O resultado? Sintomas como sensação de peso nas maçãs do rosto, dor de cabeça, corrimento nasal, obstrução nasal com espirros. Pode surgir ainda febre, cansaço, dores musculares, coriza e falta de apetite.
Remédios caseiros para aliviar a sinusite
Se você passa por apuros quando tem crises de sinusite, saiba que existem remédios caseiros que podem aliviar os principais sintomas da sinusite.
Não que isso signifique que você deva deixar as recomendações médicas de lado, mas elas também podem ajudar:
Solução com água morna e sal
Para essa receita você precisará de
- 200 ml de água morna
- 1 colher (café) de sal
Mistura os ingredientes e use o lavador nasal, posicionando-o em uma narina com o cabelo um pouco inclinada para o lado, deixando a água entrar. Enquanto a água estiver escorrendo, prenda a respiração e não assoe o nariz após o procedimento.
Inalação com alecrim e cebola
Você precisará de
- 1 colher (sopa) de alecrim
- 1 cebola fatiada
- 1 L de água
- 1 pitada de sal
Ferva a cebola, o sal e o alecrim em uma panela por cerca de 5 minutos e despeje o líquido em um recipiente de vidro, de preferência uma bacia.
Com uma toalha na cabeça, comece a inalar o vapor do preparado. Espera esfriar um pouco para não se queimar. Repita essa inalação três vezes ao dia.
Inalação com chá de camomila
Nesse caso você precisará de:
- 6 colheres (chá) de flores de camomila
- 1,5 L de água
Ferva a água e adicione o chá. Quando estiver pronto, cubra a cabeça com uma toalha e coloque o rosto sobre a tigela, inalando o vapor por no mínimo 10 minutos. Tome cuidado para não se queimar.
Lembre-se:
Essas dicas apenas aliviam os sintomas mas não resolvem o problema, portanto não deixe de seguir algumas recomendações: faça inalações de vapor (porque promove a limpeza das vias aéreas), beba muita água (para fluidificar as secreções do corpo) e evite o ar condicionado.
Também não deixe de seguir a risca as recomendações médicas, ok?