Alimentos para aumentar a imunidade
Alimentos que aumentam a imunidade: Está preocupada com a saúde e quer evitar problemas por conta de baixa imunidade? Pois bem, então está na hora de prestar um pouco mais de atenção na alimentação. Se no dia-a-dia muitas vezes descuidamos da alimentação, é justamente através dela que podemos dar uma turbinada e reforçar as defesas do nosso corpo.
Está a fim de embarcar nessa? Então nem é preciso ir muito longe. A verdade é que apenas consumindo a quantidade diária recomendada de frutas, verduras e legumes já é possível incrementar o trabalho do sistema imunológico, que é de três frutas e dois vegetais. Mas claro que alguns alimentos são mais eficientes do que outros.
Quais os alimentos que aumentam a imunidade
Quer saber quais? Então está na hora de saber de alguns alimentos que podem ajudar nessa missão:
Vegetais verde-escuros
Vegetais como couve, couve de Bruxelas, brócolis, espinafre e rúcula são fontes de vitaminas A, B6, B12 e também do ácido fólico. Ambas atuam para fortalecer o sistema imunológico e na produção de glóbulos brancos, melhorando a resistência do organismo contra infecções.
Frutas cítricas
Frutas como laranja, limão, acerola, morango e kiwi são riquíssimas em vitamina C, fibras e antioxidantes além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Elas ajudam muito no aumento da imunidade e na prevenção contra doenças cardiovasculares e até câncer uma vez que dão uma força para proteção do organismo contra os radicais livres.
Oleaginosas
Alimentos como noz, amêndoa, castanha e óleos vegetais tem uma dose invejável de vitamina E, atuando no combate a diminuições do funcionamento das defesa do organismo, especialmente entre idosos, quando a atividade tende a diminuir pelo envelhecimento.
Alimentos ricos em zinco
Cereais integrais, sementes, castanhas, carne e leguminosas oferecem uma boa fonte de zinco, que ajuda no combate a gripes e resfriados, além de outras doenças. Alguns exemplos de alimentos ricos em zinco são: lentilha, feijão, grão de bico e ervilha.
Gengibre
Rico em vitamina B6 e vitamina C, além de possuir ação bactericida, o gengibre ajuda a dar uma força para proteção do organismo.
Shitake
Muito utilizado na culinária japonesa e rico em lentiana – que estimula a produção de células do sistema imunológico – o cogumelo shitake é um estímulo e tanto para a imunidade.
Alho
O alho possui alicina, que elimina parasitas, bactérias e vírus. Também ajuda a bloquear enzimas que permitiriam aos micro-organismos nocivos provocar danos a tecidos. O problema é que a melhor forma de consumi-lo é cru, uma vez que frito ou cozido faz com que ele possa perder parte de suas propriedades.
Lembre-se: isso não significa que você precisa reduzir sua dieta a esses alimentos para obter uma melhora na sua imunidade. Apenas inclua esses alimentos no seu cardápio e consuma a quantidade diária recomendada de legumes, frutas e verduras. Com uma alimentação equilibrada, sua saúde agradece.